Sábado – Pense por si

"Tenham medo e esperem o pior." Ucrânia atingida por hackers enquanto tensão com Rússia aumenta

SÁBADO
SÁBADO 14 de janeiro de 2022 às 18:09

EUA temem que Rússia fabrique pretextos para invadir a Ucrânia. A última ofensiva militar foi em 2014, com a invasão russa da Crimeia.

"Ucranianos! Todos os vossos dados pessoais foram descarregados na rede pública. Todos os dados no computador foram destruídos, é impossível restaurá-los. Toda a informação sobre vós tornou-se pública, tenham medo e esperem o pior. Isto é pelo vosso passado, presente e futuro." Foi esta a mensagem em ucraniano, russo e polaco com que se depararam os ucranianos que acedessem a cerca de 70 sites de órgãos governamentais, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Conselho de Ministros, ao Conselho de Segurança e Defesa. Ao mesmo tempo, a Rússia divulgou imagens das movimentações das suas tropas e juntou cerca de 100 mil homens na fronteira com a Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.