Sábado – Pense por si

"Tenham medo e esperem o pior." Ucrânia atingida por hackers enquanto tensão com Rússia aumenta

SÁBADO
SÁBADO 14 de janeiro de 2022 às 18:09

EUA temem que Rússia fabrique pretextos para invadir a Ucrânia. A última ofensiva militar foi em 2014, com a invasão russa da Crimeia.

"Ucranianos! Todos os vossos dados pessoais foram descarregados na rede pública. Todos os dados no computador foram destruídos, é impossível restaurá-los. Toda a informação sobre vós tornou-se pública, tenham medo e esperem o pior. Isto é pelo vosso passado, presente e futuro." Foi esta a mensagem em ucraniano, russo e polaco com que se depararam os ucranianos que acedessem a cerca de 70 sites de órgãos governamentais, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Conselho de Ministros, ao Conselho de Segurança e Defesa. Ao mesmo tempo, a Rússia divulgou imagens das movimentações das suas tropas e juntou cerca de 100 mil homens na fronteira com a Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.