Sábado – Pense por si

Suécia vai alugar celas em prisões na Estónia por falta de espaço para prisioneiros

De acordo com um recente relatório publicado pelo Kriminalvården a população prisional sueca pode, no cenário mais extremo, chegar às 41 mil pessoas em 2034.

A Suécia prepara-se para alugar vagas em prisões na Estónia para conseguir responder ao aumento da sua população prisional em rápido crescimento.

Claudio Bresciani/TT News Agency via AP

Esta é uma das medidas de uma série de decisões políticas que pretendem transformar o sistema judicial criminal sueco tomadas pelo governo de centro-direita que luta contra o aumento da violência entre gangues. Na semana passada já tinha sido tornado público que o Kriminalvården (serviço prisional e de liberdade condicional sueco) estava a "fazer os preparativos necessários" para se conseguir adaptar ao sistema prisional da Estónia.

Segundo o acordo assinado por Estocolmo e Tallin, ainda no mês de junho, vão poder ser usadas até 600 vagas em estabelecimentos prisionais do país báltico.

De acordo com um recente relatório publicado pelo Kriminalvården a população prisional sueca pode, no cenário mais extremo, chegar às 41 mil pessoas em 2034, no final deste ano serão cerca de 7.800. O chefe de gabinete do serviço prisional, Joakim Righammar, já afirmou que o sistema prisional se encontra numa "situação de crise" e superlotação.

Os especialistas têm alertado que esse crescimento representa uma mudança significativa num país que durante décadas se orgulhou de ter políticas prisionais focadas na reabilitação e reintegração. Este tipo de políticas parece incompatível com o aumento de condenados devido ao aumento de medidas para combater uma onda de violência sem precedentes causada por violência de gangues.

O número de crianças que enfrentam longos períodos de prisão tem também aumentado depois de uma alteração da lei que passou a permitir que jovens de 15 anos possam ser presos durante mais de dez anos. O governo, que conta com o apoio do partido de extrema-direita Democratas Suecos, está a considerar uma proposta para reduzir a idade de responsabilidade criminal dos 15 para os 14 anos em caso de delitos graves e o principal partido da oposição, de centro-esquerda, declarou que apoiaria tal medida.

O governo pretende alterar também as atuais casas de repouso para jovens para jovens infratores para prisões, durante o próximo ano.

Artigos Relacionados
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.