Sábado – Pense por si

Submersível desaparecido. Robô francês está no local mas o tempo esgota-se

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 22 de junho de 2023 às 11:19
As mais lidas

Victor6000 chegou esta manhã, a horas de o oxigénio se esgotar a bordo do submersível desaparecido. Foi revelado também que a mulher de um dos tripulantes é descendente de passageiros do Titanic, que morreram no naufrágio em 1912.

Uma equipa internacional de buscas encontra-se a escrutinar as proximidades do local onde se encontram os destroços do Titanic, neste que é já o quinto dia em que o submersível turístico se encontra desaparecido, e faltam poucas horas antes de o oxigénio se esgotar.  

Ifremer. Olivier Dugornay - Ifremer - CCBY/Handout via REUTERS

O navio de pesquisa francês Atalante, equipado com uma embarcação robótica de mergulho capaz de atingir profundidades abaixo do naufrágio do Titanic (que está a cerca de 3.800 metros de profundidade), está a ser transportado para o local. Victor6000 é um robô que tem vários braços que podem ser controlados remotamente para libertar a embarcação se estiver presa, ou para prendê-la a um navio e permitir o reboque.

O navio que o transporta já abrandou junto à área de buscas. Encontra-se a cerca de 30 quilómetros do navio Polar Prince, que levou o Titan até à área por cima dos destroços. 

O submersível Titan, operado pela OpenGate Expeditions com sede nos Estados Unidos, iniciou a descida para explorar o Titanic às 8 da manhã de domingo, dia 18, e passada uma hora e 45 minutos da viagem de duas horas perdeu o contacto com o seu navio de apoio.

A embarcação tem uma autonomia prevista de 96 horas de oxigénio, pelo que os seus tanques se vão esgotar em algum momento desta quinta-feira de manhã. É difícil calcular a hora exata uma vez que o consumo de oxigénio está dependente de fatores como a energia existente no submersível e o quão calmos estão os passageiros a bordo.

Já foi possível registar ruídos submarinos, o que levou as equipas de resgate a redirecionar as buscas. Porém, a Guarda Costeira norte-americana já avançou que esses sinais não levaram a novas descobertas: "No que diz respeito especificamente aos ruídos, não sabemos o que são", afirmou o capitão da Guarda Costeira Jamie Frederick.

Mulher de tripulante é descendente de passageiros do Titanic 

A mulher de Stockton Rush, um dos tripulantes do submersível Titan, é descendente de dois passageiros que viajavam na primeira classe do Titanic quando este naufragou em 1912 após embater contra um icebergue. Os antepassados de Wendy Rush morreram no naufrágio. 

Stockton Rush é o CEO da OceanGate Expeditions, que opera o Titan. 

Wendy Rush é descendente de Isidor Straus e da sua mulher, Ida, duas das pessoas mais ricas a bordo do Titanic. Isidor era um magnata do retalho e era co-proprietário dos armazéns Macy. É uma das personagens do filme Titanic realizado por James Cameron. 

Wendy Rush é diretora de comunicações na OceanGate e já realizou três expedições até aos destroços do transatlântico em 2021, 2022 e 2023, segundo a sua página de LinkedIn.

Artigos Relacionados