Avião sofreu descida repentina nos últimos 30 segundos. Contudo, havia um segundo avião ligado a Prigozhin que também ia para São Petersburgo voltou para Moscovo.
"Ouvi uma explosão ou um estrondo. Geralmente se acontece uma explosão em terra ouve-se um eco, mas foi só um estrondo e eu olhei para cima e vi fumo branco", relatou uma testemunha da queda do avião que transportava Yevgeny Prigozhin à agência noticiosa Reuters. "Uma asa foi numa direção e a fuselagem subia e descia. E depois deslizou com uma asa. Não mergulhou de nariz, estava a deslizar. Receei que caísse em cima da aldeia - eu estava aqui. Saltei para a minha bicicleta e cheguei lá em 20 minutos. Tudo ardia. As pessoas andavam à volta. Arrastaram alguém, os restos... Não percebi. Só vi o número no avião, que lhes disse, e foi isso."
O Embraer Legacy 600, um jacto privado que continha Yevgeny Prigozhin na sua lista de passageiros, caiu esta quarta-feira perto da aldeia de Kuzhenkino, na região de Tver, Rússia. Fazia a viagem entre Moscovo e São Petersburgo. Às 16h19 de Portugal continental, o avião registado como RA-02795 fez "uma descida vertical repentina", relatou à Reuters Ian Petchenik, do site de acompanhamento de voos Flightradar24. Em 30 segundos, o avião tinha descido mais de 2 mil metros de uma altitude de mais de 8 mil. "O que aconteceu, aconteceu rápido", confirma. "Podem ter estado a lutar [com o avião] depois do sucedido." Mas até à descida, "não havia indicação de alguma coisa errada com o avião", garante. O avião manteve-se no ar durante 33 minutos, altura em que acontece a descida.
A carregar o vídeo ...
Em mais de 20 anos, este tipo de avião só teve um acidente que não se deveu a falha mecânica. Contudo, a aeronave não era alvo de manutenção desde 2019, indicou fonte da Embraer à Reuters.
O avião foi feito em 2007.
A lista de passageiros foi divulgada pela agência de aviação russa, e fontes da imprensa do país indicaram que o avião terá sido abatido por um ou mais mísseis terra-ar. A Rússia abriu uma investigação criminal. Segundo os EUA, está fora de questão que o sucedido tenha sido causado por um míssil, colocando ao invés a hipótese de uma bomba a bordo ou outro tipo de sabotagem. Foi suficientemente forte para separar uma asa da fuselagem.
A Reuters aponta que foram recolhidos dez corpos. O Grey Zone, um canal de Telegram com mais de 500 mil subscritores ligados ao grupo Wagner, considerou que Prigozhin era um herói e patriota que morreu às mãos de pessoas não identificadas, mas consideradas "traidores da Rússia".
Segundo avião ligado a Prigozhin voltou para trás
Depois da queda do voo do RA-02795, um outro avião que também ia de Moscovo a São Petersburgo voltou para Moscovo e aterrou, indica a Reuters. Trata-se de uma aeronave também ligada ao líder do grupo Wagner.
Os media russos indicaram que Prigozhin tinha tido uma reunião com membros do Ministério da Defesa russo, algo que a Reuters não conseguiu confirmar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.