Sábado – Pense por si

Preso 44 horas nos escombros, Mohammed sobreviveu a beber água pela rolha

Menino esteve sempre em contacto com as equipas de resgate e foi bebendo água pela rolha de uma garrafa de plástico.

Mohammed tem dois anos e esteve preso nos escombros em Hatay, na Turquia, durante 44 horas. Este é mais um dos relatos com um final feliz, apesar do cenário de destruição que se vive atualmente no sul da Turquia e no norte da Síria.

Segundo o canal de televisão Al-Jazeera, Mohammed é um refugiado sírio de apenas dois anos que conseguiu sobreviver durante 44 horas preso nos escombros de Hatay porque um dos membros da equipa de resgate presente no local lhe foi dando água através de uma tampa de uma garrafa de plástico.

O momento foi captado num vídeo e posteriormente partilhado nas redes sociais onde é possível ver a equipa a dar-lhe pequenas quantidades de água e a gritar palavras de encorajamento.

Neste momento encontram-se 79 mil pessoas na Turquia a ajudar nas operações de resgate. De Portugal, chegou ontem  Turquia, uma equipa de "53 elementos, composta por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, por elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e também por elementos da emergência médica".

De acordo com o último balanço, o sismo da madrugada de segunda-feira que afetou a Turquia e a Síria já matou mais 17 mil pessoas, 14 mil só na Turquia.

Artigos Relacionados
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.