NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Donald Trump anunciou na segunda-feira que iria dar apoio financeiro e militar a Kiev na guerra contra a Rússia, em troca de minerais raros.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está a tentar que a Ucrânia forneça minerais em troca de continuar a ajudar Kiev na luta contra as ofensivas russas. "Estamos a tentar fazer um acordo com a Ucrânia, onde eles vão garantir o que lhes estamos a dar com os seus minerais raros e outras coisas", anunciou segunda-feira o republicano, numa conferência de imprensa na Sala Oval.
REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo
Apesar de não ter especificado que tipo de minerais estão em causa, existem 17 metais raros utilizados para fabricar veículos elétricos, telemóveis, sistemas de mísseis e outros aparelhos eletrónicos. Neste momento, a China é o maior produtor de metais raros e de outros minerais essenciais.
Segundo a Reuters, o Serviço Geológico dos EUA considera que existem 50 minerais importantes, incluindo vários tipos de metais raros, níquel e lítio. A Ucrânia não só possui depósitos de 22 dos 34 minerais identificados pela União Europeia (UE) como sendo fundamentais, como tem ainda reservas significativas de carvão, que neste momento estão sob o controlo russo nas zonas ocupadas.
De acordo com o Fórum Económico Mundial, a Ucrânia é um fornecedor potencial de materiais como o titânio, lítio, berílio, manganês, gálio, urânio, zircónio, grafite, apatite, fluorite e níquel. Alguns são importantes para certos setores como a defesa, os aparelhos tecnológicos, a indústria aeroespacial e a energia verde. O lantânio e o cério são utilizados nas televisões, o neodímio é utilizado nas turbinas eólicas e nas baterias dos veículos elétricos, érbio e ítrio podem ser explorados de forma a criar energia nuclear e lasers.
No entanto, o Instituto Nacional de Estudos Estratégicos ucranianos e o grupo de reflexão We Build Ukraine estimam que cerca de 40% dos recursos metálicos da Ucrânia estão sob controlo russo nas regiões ocupadas. Em janeiro, a Ucrânia encerrou a única mina de carvão na região de Donetsk que as forças russas estão a tentar capturar, e a Rússia já ocupou pelo menos dois depósitos de lítio durante a guerra, um em Donetsk e outro em Zaporíjia.
A busca de metais raros também esteve no foco dos ataques de Trump à Gronelândia, um território dinamarquês que possui um mercado extenso nesta área.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.