Sábado – Pense por si

Papa Francisco: Rito de certificação da morte e deposição do corpo em urna ao fim da tarde

O Vaticano informou esta segunda-feira que o funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês.

O corpo do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, será depositado numa urna ao final da tarde na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano, onde vivia desde a sua eleição, anunciou a Santa Sé.

Papa francisco
Papa francisco Stefano Spaziani/picture-alliance/dpa/AP Images

"Esta noite, segunda-feira 21 de abril, às 20:00 locais (19:00 em Lisboa), a sua eminência o reverendíssimo cardeal Kevin Joseph Farrell, cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá ao rito de certificação da morte e à colocação do corpo na urna", acrescentou o Vaticano num comunicado.

O cardeal camerlengo é uma figura dominante em toda esta fase chamada sede vacante, o período em que não há Papa na Igreja Católica. Durante esta fase, cabe-lhe gerir o quotidiano do palácio apostólico, em que não podem ser tomadas decisões de relevo.

Kevin Farrell foi nomeado em 2019 pelo próprio Papa Francisco.

O Vaticano informou hoje que o funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês.

Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.