Sábado – Pense por si

Pandora Papers: Fuga de informação compromete políticos e bilionários com offshores

Leonor Riso
Leonor Riso 03 de outubro de 2021 às 18:09

Nos milhões de documentos, surgem três políticos portugueses: Nuno Morais Sarmento, Vitalino Canas e Manuel Pinho.

Foi divulgado mais um conjunto de dados sobre offshore(empresas com sede fiscal em paraísos fiscais, que garantem benefícios quanto ao pagamento de impostos), chamado Pandora Papers, que nomeia mais de 100 bilionários, 30 líderes mundiais e 300 funcionários de governos. De acordo como jornal The Guardian, trata-se da maior quantidade de dados revelados sobreoffshore de sempre. Os milhões de documentos pertencem a empresas que eram usadas para criaroffshoree fundos em paraísos fiscais como o Panamá, Dubai, Mónaco, Suíça e ilhas Caimão, e foram entregues ao escritório de Washington, EUA, do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.