Sábado – Pense por si

Pandora Papers: Fuga de informação compromete políticos e bilionários com offshores

Leonor Riso
Leonor Riso 03 de outubro de 2021 às 18:09

Nos milhões de documentos, surgem três políticos portugueses: Nuno Morais Sarmento, Vitalino Canas e Manuel Pinho.

Foi divulgado mais um conjunto de dados sobre offshore(empresas com sede fiscal em paraísos fiscais, que garantem benefícios quanto ao pagamento de impostos), chamado Pandora Papers, que nomeia mais de 100 bilionários, 30 líderes mundiais e 300 funcionários de governos. De acordo como jornal The Guardian, trata-se da maior quantidade de dados revelados sobreoffshore de sempre. Os milhões de documentos pertencem a empresas que eram usadas para criaroffshoree fundos em paraísos fiscais como o Panamá, Dubai, Mónaco, Suíça e ilhas Caimão, e foram entregues ao escritório de Washington, EUA, do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.