O preço do passado
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
José Paulo era o principal herdeiro do património de uma offshore de Santos Silva, em caso de morte do amigo de Sócrates.
As autoridades do Qatar afirmaram que sabiam que o ataque ia ocorrer e que não houve nenhuma vítima, uma vez que a base tinha sido anteriormente evacuada.
A televisão norueguesa transmitiu imagens do navio de carga a abandonar lentamente a costa onde tinha encalhado, numa operação que durou apenas cerca de 30 minutos.
A relativização da integridade na política pode ser muito perigosa para o Estado de direito mas também para o relativizador.
Antigo ministro do PSD foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) sobre a campanha da coligação "Portugal à Frente". Procuradores ainda estão no rasto de um "Príncipe" que recebeu mais de quatro milhões de euros da construtora brasileira Odebrecht.
As medidas da China foram tomadas quase imediatamente após a aplicação das tarifas norte-americanas.
"Eliminação destas obrigações evita um número significativo de declarações com erros", justifica a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais.
Nas alterações sistemáticas e no incumprimento dos planos diretores municipais estão as relações explosivas dos autarcas e de alguns partidos com os empreiteiros. É aqui que se libertam terrenos classificados como reserva agrícola ou natural.
Obrigados a fugir da Síria após a tomada de poder por forças rebeldes, a família de Bashar al-Assad encontrou um novo santuário na Rússia, após o presidente Putin lhes ter concedido asilo, e luxos não faltarão.
Problemas de coerência, de português, de etiqueta e de marketing
É óbvio que um processo com estas características – transnacionalidade gigantesca do suposto corruptor ativo, ocultação do rasto do dinheiro e do beneficiário, offshores e investimentos em cascata – caminha para o arquivamento.
O semanário Expresso avança que o antigo CEO da EDP terá sido o beneficiário de uma conta offshore nas Ilhas Virgens britânicas onde acumulou vários ativos financeiros. A conta terá sido encerrada em 2020.
Os mares e as zonas costeiras têm desempenhado um papel económico e estratégico crescente para a UE. A Europa é o principal comerciante mundial de produtos de pesca e aquicultura em termos de valor e a “economia azul” representa 4,5 milhões de postos de trabalho diretos. Mas a pressão sobre o litoral e os mares é cada vez maior. Os problemas no Mar vermelho criaram novos desafios às rotas comerciais europeias.
Os procuradores encarregues de investigar o alegado caso de corrupção por trás da construção da barragem conseguiram uma prorrogação de 120 dias.
A Agenda começa com o habitual pecado original das políticas públicas anticorrupção, não começar pelo princípio. Ou seja, pela realização de um diagnóstico rigoroso, amplo e profundo do fenómeno.