Sábado – Pense por si

Palestina: Estado crítico

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 30 de setembro de 2025 às 23:00

Um arremedo de estado num território em guerra cada vez mais exíguo e retalhado, com populações em fuga ou obrigadas a deslocação forçada, sem instituições capazes de assegurar em permanência funções administrativas básicas: esta é a realidade no terreno.

A Palestina foi reconhecida por mais dez estados. Mas os triunfos diplomáticos não obstam a que a integração do Estado da Palestina como membro de pleno direito da ONU continue bloqueada pelo veto dos Estados Unidos.  Na guerra, no recurso à guerrilha, na opção pelo terrorismo, em manifestações de protesto e desobediência civil, por negociações diplomáticas, as forças laicas e religiosas palestinianas mantiveram aceso um conflito fulcral para o Médio Oriente e intratável para Israel, mas mostraram-se incapazes de impor um estado autónomo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.