Mundos perigosos
Isarel só continuará a ser uma democracia e um Estado judaico se os palestinianos tiverem a sua própria casa.
Isarel só continuará a ser uma democracia e um Estado judaico se os palestinianos tiverem a sua própria casa.
Uma das diferenças entre a brutalidade em Gaza e outras guerras é a nossa proximidade, tácita ou concreta, do lado que está a aplicar a “regra de Hama”.
Tinha o sonho de ser guionista, mas a vida levou-o por um caminho diferente. Nascido na antiga URSS e imigrante em Israel, o político defende o assassinato dos líderes do Hamas e rejeita a ideia de um cessar-fogo. Em 2013, foi acusado de corrupção.
Os colonatos israelitas continuam a aumentar e à SÁBADO, ONG's no terreno denunciam as más condições de vida dos palestinianos devido à ocupação. Helena Ferro de Gouveia diz que Israel deve abandonar essa política.
De um romance vencedor do Pulitzer de ficção a uma obra seminal de James Baldwin, passando por um novo livro do vencedor do Nobel Jon Fosse e poesia de Cesariny, são muitas as novidades literárias.
Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.
O que representam para o conflito israelo-árabe os últimos ataques e atentados na Cisjordânia? Como vai o novo governo de Netanyahu, apoiado pela extrema-direita, responder? Uma análise de João Carlos Barradas.
As chefias político-militares israelitas voltaram à tática de “aparar a relva”: devastação militar de alvos inimigos de modo a debilitar ao máximo a sua capacidade letal. E o Hamas triunfa, sem teto, entre ruínas.
Se perder as autárquicas, como se presume, e se perder sobretudo as grandes cidades, como se imagina, Rui Rio não será o único responsável. Com ele, pelo silêncio e pela omissão, estará o PSD profundo. Tão profundo que tão cedo não sairá do buraco.
Benjamin Netanyahu e o partido Likud venceram as Legislativas em Israel, mas sem maioria absoluta. Agora é tempo de preparar uma coligação à direita. Apesar da vitória e do elogiado processo de vacinação, o primeiro-ministro israelita vai a tribunal em abril. Em causa, acusações de corrupção, fraude e suborno.
Ronen Bergman, colaborador do maior jornal israelita, para escrever o seu oitavo livro investigou a história da Mossad. O resultado foi Ergue-te e Mata Primeiro, A História Secreta dos Assassínios Selectivos de Israel.
Um libanês foi hoje condenado à morte, à revelia, pelo assassínio em Beirute, em 1982, do Presidente Bashir Gemayel.
Líderes israelitas prestaram tributo ao cantor, compositor e poeta judeu, cuja morte foi conhecida hoje
O ex-primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, chegou esta manhã à prisão de Ma'asiyahu para cumprir 19 meses de prisão por corrupção e obstrução à Justiça
Ehud Olmert tinha sido já condenado, em setembro de 2012, a uma pena de prisão suspensa por abuso de confiança.
Estão presentes dignitários israelitas e estrangeiros.