Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Todos querem Netanyahu fora

Acumulam-se sondagens desfavoráveis e pedidos de demissão do primeiro-ministro. Dos israelitas 94% culpam parcialmente o Governo pelo massacre. Culpam-no por ter falhado na missão de proteger os israelitas e por não resolver a questão dos reféns.

Margarida Davim

Yoav Gallant, o falcão implacável que ameaça Gaza

Anunciou um “cerco total” à Faixa de Gaza e avisou o Hezbollah de que participar na escalada do conflito faria o Líbano “regressar à idade da pedra”. Yoav Gallant é um militar duro e experiente com um passado rico em polémicas em Israel.

Vasco Rato

A guerra pode chegar ao Golfo Pérsico?

A margem de manobra de Netanyahu tornou-se mais estreita e a sua carreira política pode ter chegado ao fim. Resta-lhe uma opção: destruir o Hamas e neutralizar a ameaça iraniana. Mas o Irão também pode mandar avançar o Hezbollah, a partir do Líbano, e abrir uma nova frente de combate.

Ricardo Santos

Uma breve história do conflito

Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.

João Carlos Barradas

Hamas e Irão: uma aliança anti-israelista

O apoio político e militar iraniano foram fundamentais para desenvolver a capacidade bélica do grupo terrorista. Mas os islamistas palestinianos definem a sua própria estratégia e alianças.

João Carlos Barradas

O risco da terceira Intifada

O que representam para o conflito israelo-árabe os últimos ataques e atentados na Cisjordânia? Como vai o novo governo de Netanyahu, apoiado pela extrema-direita, responder? Uma análise de João Carlos Barradas.

Margarida Davim

Visita de António Costa a Israel gera confusão

A embaixada de Israel e o gabinete do primeiro-ministro discutiram uma ida de António Costa àquele país. Mas uma possível visita oficial, que gerou um equívoco no governo israelita, não está para breve.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.