Sábado – Pense por si

O horror após retirada russa: corpos de civis espalhados nas ruas

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 03 de abril de 2022 às 11:25

Só em Bucha as autoridades ucranianas estimam que existam mais de 300 civis mortos e apontam o dedo à tropas russas. A retirada russa da região de Kiev deixou a nu possíveis crimes de guerra.

Parecia uma boa notícia para os ucranianos: no sábado, o presidente Zelensky anunciava que voltavam a controlar toda a região de Kiev. Mas agora, à medida que os jornalistas entram nas vilas e cidades nos arredores da capital, saltam à vista os horrores da guerra - há corpos de civis espalhados nas ruas, valas comuns ainda abertas e a acusação de que foram os russos os autores destes crimes e que ainda deixaram minas para trás.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.