Sábado – Pense por si

Navio de carga encalhado suspende circulação de embarcações no Canal do Suez

Aquela que é uma das mais importantes ligações marítimas para o comércio internacional está bloqueada devido a um navio de 400 metros de comprimento que encalhou.

A circulação de navios no Canal do Suez, uma das mais importantes vias do comércio internacional, está suspensa desde esta terça-feira, devido a um navio porta-contentores ter ficado encalhado. O canal do Suez é de particular importância para o comércio entre a Europa e a Ásia. De acordo com a Aljazeera, o navio de 200 mil toneladas encalhou pelas 5h40 desta terça-feira após um apagão e no momento em que tentava virar no porto de Suez. 

Vários rebocadores foram chamados para ajudar a desencalhar o navio, mas todas as tentativas foram infrutíferas. Este bloqueio está a provocar congestionamento de vários outros navios que não conseguem passar. 

Segundo o site de rastreamento marítimo, VesselFinder, o navio Ever Given, construído em 2018, realizava uma viagem entre a China e Roterdão, na Holanda. O navio tem cerca de 400 metros de comprimento, pesa 220 mil toneladas e é propriedade de uma empresa de Taiwan e está registado no Panamá

Foram acionados rebocadores para o local para tentar deslocar o navio com 400 metros de comprimento e 59 de altura.

Navio de carga bloqueia Canal do Suez no Egito
Navio de carga bloqueia Canal do Suez no Egito

Update: Ever Given still run aground on the side of the Suez Canal. All tugboats available in the canal zone are assisting. Moving into the 13th hour with no movement. pic.twitter.com/ScARdwGTfF

De acordo com um comunicado da Gulf Agency Company, outros 15 navios seguiam atrás e acabaram por ficar igualmente retidos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.