Sábado – Pense por si

Morreu homem que se imolou frente ao tribunal onde Trump é julgado

Luana Augusto
Luana Augusto 20 de abril de 2024 às 12:06
As mais lidas

Maxwell Azzarello atirou para o ar panfletos sobre teorias da conspiração e de seguida incendiou-se. Autoridades investigam agora o motivo do incidente.

O homem quepegou fogo a si próprio na passada sexta-feira, frente ao tribunal de Manhattan, em Nova Iorque – onde decorria o julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - morreu na madrugada deste sábado (20). A informação foi avançada pela NBC News que citou a polícia nova-iorquina.

REUTERS/Brendan McDermid

Maxwell Azzarello, natural de St. Augustine, na Flórida, terá chegado às imediações do tribunal por volta das 13h30 locais (18h30 de Lisboa) – hora a que as equipas de socorro receberam uma chamada de emergência. Depois de ter atirado vários panfletos pelo ar sobre teorias da conspiração, e que faziam referência a alegados "esquemas pirâmides" e a "bilionários do mal", segundo a Reuters, regou-se com um líquido inflamável e imolou-se.

A polícia recorreu posteriormente a um extintor para apagar o fogo. O homem de 37 anos foi transportado para um hospital em estado crítico e acabou por morrer.

Também três agentes da polícia e ainda um oficial do tribunal sofreram leves ferimentos, ao tentarem ajudar na extinção do fogo. As autoridades tentam agora descobrir o motivo que terá levado Maxwell a incendiar-se, e encontram-se a avaliar a segurança do lado exterior do tribunal.

"Aquilo aconteceu tão rápido... levei cerca de 20 segundos para perceber o que estava a acontecer", disse aos jornalistas Julie Berman, que testemunhou o incidente.

O acontecimento ocorreu logo após a conclusão da seleção do júri para o julgamento de Donald Trump, que é suspeito de ter pago 130 mil dólares (121 mil euros) à atriz de filmes pornográficosStormy Daniels, para comprar o seu silêncio sobre um alegado envolvimento de ambos em 2006.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.