Sábado – Pense por si

Homem tenta imolar-se pelo fogo frente ao tribunal onde Trump é julgado

Homem com cerca de 30 anos encontra-se hospitalizado em estado crítico. Autoridades creem que se trata de um fã de teorias da conspiração.

Um homem tentou imolar-se pelo fogo à porta do tribunal onde decorre o julgamento de Donald Trump, em Nova Iorque.

REUTERS/Brendan McDermid

De acordo com a agência noticiosa Reuters, o homem ardeu durante vários minutos à frente de câmaras de televisão colocadas à frente do tribunal onde decorre o primeiro julgamento de sempre de um antigo presidente dos EUA.

O homem com cerca de 30 anos sobreviveu, mas encontra-se em estado crítico no hospital. Antes de recorrer ao fogo, o homem retirou panfletos de dentro de uma mochila e atirou-os ao ar. Um desses panfletos referia a "bilionários malvados", mas partes dos mesmos vistos por uma testemunha ouvida pela Reuters não mencionavam Trump em específico.

O homem foi identificado como Max Azzarello e não pretendia atingir Trump ou outros envolvidos no julgamento. As autoridades estão a tratá-lo como um fã de teorias da conspiração.

Num manifesto divulgado na Internet, o homem pediu desculpa a amigos, testemunhas e socorristas. Mencionou um "golpe fascista apocalíptico" e criticou as criptomoedas e os políticos norte-americanos.

Esta sexta-feira, o júri que ficará com o julgamento de Trump foi escolhido. O antigo presidente dos EUA e candidato às primárias republicanas é acusado de ter tentado esconder um pagamento feito a uma atriz pornográfica, Stormy Daniels, para que esta não revelasse nada acerca de um encontro sexual.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres