NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Sergei Shoigu disse esta terça-feira que envolvimento dos EUA e dos seus aliados terá consequências. Acusou ainda a NATO de apelar à Ucrânia para ocupar os territórios anexados pela Rússia.
O ministro da Defesa russo afirmou esta terça-feira que o fornecimento de armas do Ocidente à Ucrânia está a arrastar a NATO para o conflito. E isso, na opinião de Sergei Shoigu, pode levar a uma escalada "imprevisível".
Russian Defence Ministry/Vadim Savitsky/Handout via REUTERS
"Os EUA e os seus aliados estão a tentar prolongar este conflito o máximo possível. Para fazer isso, começaram a fornecer armas ofensivas pesadas, apelando abertamente à Ucrânia para ocupar os nossos territórios. De facto, esses passos estão a arrastar os países da NATO para o conflito e pode levar a um nível imprevisível de escalada", afirmou, em conferência de imprensa o ministro da Defesa de Putin.
A referência de Shoigu aos aos "nossos territórios" será uma alusão às quatro províncias ocupadas pelos russos - Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson - e onde foram feitos referendos não reconhecidos internacionalmente para a anexação dos mesmos à Rússia, em setembro do ano passado. Grande parte do território nestas regiões mantém-se, no entanto, em mãos ucranianas.
Esta não é a primeira vez que Moscovo acusa a NATO e os seu aliados de se estarem a interferir diretamente no curso da guerra. O fornecimento de armas, material de vigilância e dinheiro são uma prova disso, alegam os russos. Por isso, avisaram desde cedo que as armas da NATO fornecidas à Ucrânia são "alvos legítimos" no conflito.
Desde a invasão russa, a 24 de fevereiro do ano passado, que o governo de Volodymyr Zelensky apela ao Ocidente para o envio de ajuda militar. Os países da NATO têm colaborado com o envio de armas, drones e mísseis. A nova fase de ajuda vai incluir tanques militares que eram considerados vitais por Kiev para responder à ofensiva russa esperada para o primeiro aniversário da invasão.
Há meses que os ataques se concentram perto da cidade ucraniana de Bakhmut, no leste da província de Donetsk. A Rússia tenta controlar esta cidade que permanece em mãos ucranianas e esta terça-feira, Shoigu anunciou que aqui a ofensiva está "a avançar favoravelmente".
Outro foco da ofensiva russa é neste momento a cidade de Vuhledar, outro bastião ucraniano estratégico na ligação entre as linhas da frente a oriente e a sudeste.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"