Sábado – Pense por si

Secretário-geral da NATO abandona cargo em outubro

Garantia foi dada pela porta-voz da NATO após notícias em contrário. Jens Stoltenberg lidera NATO desde 2014 e mandato foi prolongado três vezes.

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, terminará o seu mandato em outubro, como planeado. O anúncio foi feito por um porta-voz da organização, após um jornal ter noticiado que o norueguês optaria por uma quarta extensão do mandato.

REUTERS/Yves Herman

"O mandato do secretário-geral Jens Stoltenberg foi prolongado três vezes, e ele serviu por um total de quase nove anos", afirmou a porta-voz Oana Lungescu, citada pela agência noticiosa Reuters. "O mandato do secretário-geral termina em outubro e não tem intenção de procurar uma nova extensão do mesmo."

Jens Stoltenberg tem formação em Economia e foi primeiro-ministro da Noruega antes de liderar a NATO, cargo que ocupou em 2014. Foi também ministro das Finanças e da Energia.

Não se sabe quem vai suceder a Jens Stoltenberg, mas o jornalWelt am Sonntag- que noticiou que ele se manteria no cargo - aponta o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez ou o secretário da Defesa britânico Ben Wallace como potenciais sucessores.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres