Sábado – Pense por si

Kiev diz que Putin foi alvo de uma tentativa de atentado em fevereiro

Lusa 24 de maio de 2022 às 11:10
As mais lidas

O chefe dos serviços de informações da Ucrânia disse que se tratam "de informações que não são públicas". Dados não foram confirmados por fontes independentes.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi alvo de um atentado pouco depois de ordenar a invasão da Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, disse hoje o chefe da direção-geral de Informações do Ministério da Defesa de Kiev, Kyrylo Budanov.

Sputnik/Ramil Sitdikov/Kremlin via REUTERS

"Houve um atentado para assassinar [Vladimir] Putin... Inclusivamente diz-se que foi atacado, não há muito tempo, por representantes do Cáucaso", acrescentou Kyrylo Budanov numa entrevista publicada na edição de hoje do jornal Ukrainska Pravda, de Kiev, sem precisar mais detalhes. 

O chefe dos serviços de informações da Ucrânia disse que se tratam "de informações que não são públicas".

"Foi uma tentativa absolutamente falhada que, na realidade, aconteceu. Foi há cerca de dois meses", disse Kyrylo Budanov sem precisar, em concreto, o autor do suposto ataque contra o chefe de Estado da Rússia. 

"Repito, esta tentativa não teve êxito. Não houve 'publicidade' sobre este acontecimento, mas aconteceu", reiterou. 

Estas informações não foram confirmadas por fontes independentes tal como outras informações de Kiev, divulgadas nos últimos dias, sobre a suposta preparação de um golpe de Estado na Rússia contra o presidente Vladimir Putin.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.