Sábado – Pense por si

Israel ordena evacuação de prédios no Sul de Beirute

A mensagem diz que os moradores devem ficar a pelo menos 300 metros de distância dos prédios e é acompanhada de uma fotografia aérea da zona com um edifício marcado a vermelho.

O Exército israelita ordenou este domingo a evacuação de edifícios em Dahye, um subúrbio no sul de Beirute, considerado um bastião do grupo xiita libanês Hezbollah.

ataque israelita beirute
ataque israelita beirute Foto AP/Bilal Hussein

"Aviso urgente aos moradores de Dahye, em Beirute: qualquer pessoa localizada no prédio marcado em vermelho no mapa e nos prédios adjacentes no bairro de Al Hadath está perto de instalações do Hezbollah", disse em árabe o porta-voz do exército, Avichay Adraee, numa mensagem nas redes sociais.

A mensagem diz que os moradores devem ficar a pelo menos 300 metros de distância dos prédios e é acompanhada de uma fotografia aérea da zona com um edifício marcado a vermelho.

A aviação israelita fez intensos bombardeamentos contra Dahye em setembro, outubro e novembro do ano passado, numa escalada contra o Hezbollah que eliminou a sua liderança, incluindo seu líder de longa data, Hassan Nasrallah.

Desde então, e apesar dos ataques israelitas se terem tornado menos frequentes após o acordo de cessar-fogo com o Líbano em novembro passado, Israel tem ocasionalmente atacado a zona com o argumento de que o grupo xiita está a tentar restabelecer a sua presença.

Forças israelitas atacaram subúrbios do sul de Beirute no início de abril, matando pelo menos quatro pessoas.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.