Sábado – Pense por si

Hamas concorda com nova proposta de cessar-fogo

Plano inclui a libertação de cinco reféns, incluindo o americano-israelita Edan Alexander. O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou que Israel já recebeu este plano e já apresentou uma contraproposta.

O Hamas terá concordado com uma nova proposta de acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, apresentada pelo Egito.

REUTERS

A informação foi avançada pelo próprio líder do grupo militante palestiniano, Khalil Al-Hayya, que através de um discurso televisionado considerou a proposta como "positiva". Sabe-se que este plano inclui a libertação de cinco reféns, incluindo o americano-israelita Edan Alexander, avançou à CNN internacional uma fonte do Hamas.

Segundo o canal de televisão, a proposta é semelhante a uma outra que já havia sido apresentada há algumas semanas pelo enviado especial dos EUA, Steve Witkoff. O que ainda não é claro é se o acordo inclui também a libertação de reféns mortos.

Em troca, o Hamas espera o retorno das condições da primeira fase do acordo de cessar-fogo, incluindo a entrega de ajuda humanitária, assim como um acordo para negociar a segunda fase do acordo, esclareceu a mesma fonte. Al-Hayya acrescentou ainda que espera que Israel "não obstrua esta proposta".

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou que Israel entretanto já recebeu este plano e que já apresentou uma contraproposta.

"O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, conduziu uma série de consultas ontem, seguindo uma proposta recebida dos mediadores. Nas últimas horas, Israel enviou a sua contraproposta aos mediadores, em coordenação total com os Estados Unidos", informou no sábado o gabinete.

No início deste mês, Israel renovou os ataques em Gaza e impôs um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária. As forças israelitas alertaram ainda que iriam manter a sua presença em Gaza até à libertação dos 24 reféns que se acredita estarem vivos.

Artigos Relacionados