NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Vieram satisfazer os seus desejos sexuais e, só depois, disseram a si próprios que havia algo de errado naquele quarto", lamentou a mulher.
No último dia do julgamento para os mais de 50 homens que violaram Gisèle Pelicot, a vítima denunciou a cobardia dos acusados e de toda uma "sociedade que banaliza a violação". O ex-marido admitiu ter explorado a mulher para satisfazer uma "fantasia egoísta".
REUTERS/ZZIIGG
Terminou esta terça-feira, 19 de novembro, o julgamento do processo de violação de Pelicot, a mulher que foi violada por dezenas de homens ao longo de uma década. Na sessão final, Pelicot afirmou: "Desde o início deste julgamento ouvi muitas coisas que não deviam ser ditas e que são inaceitáveis". A queixosa citou várias das desculpas que foram apresentadas pelos arguidos durante o julgamento, criticando aqueles que não admitiram que simplesmente a tinham violado. "Eles violaram-me. Ouvi um senhor dizer que 'um dedo não é uma violação'. Ele devia questionar-se a si próprio", denunciou. "Vieram satisfazer os seus desejos sexuais e, só depois, disseram a si próprios que havia algo de errado naquele quarto", lamentou.
Durante o julgamento, muitos dos arguidos negaram ter violado a mulher, alegando que acreditavam que ela estava consciente das relações sexuais, ou que era uma fantasia do casal. Pelicot reconheceu que alguns dos arguidos admitiram a violação e pediram desculpa, mas apelou a que todos fossem condenados apesar do arrependimento. "Vou ter de viver toda a vida com o facto destes homens me terem violado", sublinhou a francesa.
Dominique Pelicot, o ex-marido, admitiu, neste último dia de julgamento, que drogou, violou e convidou homens a violar a sua mulher porque tinha a "fantasia" de "dominar uma mulher insubmissa" e que era uma fantasia "puramente egoísta". "Se acabei por fazer o que fiz através de pessoas que aceitaram voluntariamente o que eu estava a propor, foi para subjugar uma mulher insubmissa. Era a minha fantasia egoísta, sem [vontade de] lhe causar dor", afirmou.
O homem invocou a violação de que terá sido alvo na infância e a violação em que foi obrigado a participar na adolescência. "Isso criou uma fissura", disse.
A filha do casal, Caroline Darian, acusou o pai de ter abusado dela tendo este negado categoricamente qualquer ato incestuoso com os seus filhos e netos. No entanto, publicou fotografias da filha nua, enquanto esta dormia. "Não estou a tentar convencê-la. Não me lembro de lhe ter tirado fotografias. Se o tivesse feito, di-lo-ia. Vou dizê-lo na cara, nunca lhe toquei", afirmou. "Francamente, Caroline, eu nunca te fiz nada", acrescentou. "Mentes, mentes, não tens coragem de dizer a verdade, nem mesmo sobre a tua ex-mulher", respondeu a filha.
As alegações finais do Ministério Público e de Dominique Pelicot começaram esta quarta-feira e deverão ser ouvidas na próxima segunda-feira, 25 de novembro. As alegações finais dos outros 50 arguidos deverão ser ouvidas até 13 de dezembro. O veredito do processo de violação de Mazan está previsto para 20 de dezembro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro