Sábado – Pense por si

Novos comissários recebem luz verde do Parlamento Europeu

As duas maiores famílias políticas europeias chegaram a acordo para aprovarem todos os 26 nomes indicados para a nova Comissão Europeia. Assim, está aberto o caminho para que inicie funções a 1 de dezembro. Ao contrário do habitual, se tudo correr bem, não haverá nenhum nome chumbado.

Depois de muitas dúvidas e negociações de bastidores, as duas principais famílias políticas do Parlamento Europeu chegaram a acordo para aprovarem os nomes dos comissários que ainda estavam no limbo para a nova Comissão Europeia. A notícia foi avançada pelo jornal digitalPolitico e já confirmada pela Reuters.

De acordo com fontes ouvidas pelos dois meios de comunicação social, o Partido Popular Europeu (PPE) e os Socialistas e Democratas (S&D) chegaram a acordo, pondo fim a mais de uma semana de especulação sobre sete dos nomes indicados, incluindo seis candidatos às vice-presidências executivas.

Em causa estavam os nomes de Kaja Kallas (Estónia) - para a polítia externa -; Raffaele Fitto (Itália) - Coesão e Reformas -; Roxana Mînzatu (Roménia) - Pessoas e Qualificações -; Stéphane Séjourné (França) - Prosperidade e Estratégia Industrial - ; Teresa Ribera (Espanha) - Transição Limpa, Justa e Competitiva -; e Henna Virkkunen (Finlândia) - para a pasta da Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia. A estes sete nomes juntava-se ainda o de Olivér Várhelyi, da Hungria, para a Saúde e Bem-estar Animal.

Com o acordo conseguido esta quarta-feira, fica aberto o caminho para que o novo executivo comunitário inicie funções no dia 1 de dezembro.

Ao contrário do que é habitual, o Parlamento Europeu, dará assim o "ok" a todos os nomes indicados. Por tradição, os eurodeputados "chumbam" sempre alguns dos nomes propostos pelos governos nacionais.

O Parlamento Europeu ainda tem de formalmente aprovar os nomes dos comissários que vão acompanhar Ursula von der Leyen nos próximos cinco anos. A reunião deverá ocorrer a meio da próxima semana para confirmação do Colégio de Comissários.

Maria Luís Albuquerque, futura comissária dos Serviços Financeiros, teve logo acordo do PPE e do S&D no dia em que foi ouvida, no início deste mês de novembro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.