NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Corpo do Papa foi transladado na quarta-feira, da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro. Francisco permanecerá na Basílica até sexta-feira.
O corpo do Papa Francisco foi transladado pelas 8h de quarta-feira, 23, da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro e, entretanto, quase 50 mil fiéis já se deslocaram até à praça da Basílica de São Pedro, para um último adeus ao Papa Francisco, que morreu na passada segunda-feira aos 88 anos, vítima de um AVC.
Gregorio Borgia/ AP
Durante quarta e quinta-feira, a Basílica de São Pedro ficará aberta até a meia-noite, mas na sexta-feira quem desejar prestar uma última homenagem poderá fazê-lo apenas até às 19h00, uma vez que às 20h00 o cardeal Kevin Joseph Farrell presidirá ao rito onde o caixão vai ser fechado.
Entre as 10h00 e as 19h00 de quarta-feira estiveram 19.430 pessoas na Basílica de São Pedro a prestar uma última homenagem ao Papa Francisco. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, que garantiu que a Basílica está preparada para permanecer aberta depois da meia-noite, caso assim seja necessário.
"As decisões serão tomadas durante o processo dependendo do fluxo de fiéis. Ainda não há indicações concretas, mas tudo está pronto para se for necessário estar aberto depois da meia-noite".
O presidente da câmara de Roma, LambertoGiannini, já referiu que "houve uma afluência de pessoas muito grande" que foi gerida de uma "forma absolutamente calma e ordenada" e garantiu que "foi notável uma presença massiva em Santa Maria Maior. Há hora de almoço estavam lá mais de dez mil pessoas".
O corpo foi transladado na manhã de quarta-feira até à Basílica de São Pedro e à chegada foram ouvidos aplausos. Como referido no seu testamento, o corpo não foi colocado no chamado catafalco - uma plataforma alta -, como por norma acontece. Seguiu-se depois a leitura do Evangelho, a Liturgia da Palavra e a despedida dos fiéis.
As cerimónias fúnebres arrancaram pelas 9h (8h de Lisboa) com um momento de orações. O corpo foi depois transladado da Capela de Santa Marta até à Basílica de São Pedro, através de uma procissão solene presidida pelo camerlengo Kevin Farrell. Durante a procissão era possível ouvir cânticos em latim.
O corpo de Francisco ficará durante três dias exposto na Basílica de São Pedro para que os fiéis se possam despedir do primeiro Sumo Pontífice latino-americano, cujo seu pontificado ficou marcado por um forte apoio aos mais desfavorecidos, vulneráveis e marginalizados.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.