Sábado – Pense por si

EUA vão proibir entrada de autoridades estrangeiras que censurem publicações de norte-americanos

Lusa 28 de maio de 2025 às 16:48
As mais lidas

Donald Trump argumentou que "durante muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até acusados pelas autoridades estrangeiras por exercerem os seus direitos de liberdade de expressão".

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou hoje que os Estados Unidos vão recusar vistos às autoridades estrangeiras que censurarem publicações de norte-americanos nas redes sociais.

AP Photo/Alex Brandon

"Estou a anunciar uma nova política de restrição de vistos que se aplicará às autoridades estrangeiras e àqueles que são cúmplices da censura dos americanos. A liberdade de expressão é essencial ao estilo de vida americano - um direito inato sobre o qual os governos estrangeiros não têm autoridade", disse Rubio.

Numa mensagem divulgada na rede social X, o chefe da diplomacia norte-americano argumentou que "durante muito tempo, os americanos foram multados, assediados e até acusados pelas autoridades estrangeiras por exercerem os seus direitos de liberdade de expressão".

"Seja na América Latina, na Europa ou em qualquer outro lugar, os dias de tratamento passivo para aqueles que violam os direitos dos americanos acabaram", avisou.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro