Sábado – Pense por si

EUA destroem barcos dos rebeldes Hutis no Mar Vermelho

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 31 de dezembro de 2023 às 12:37
As mais lidas

Pequenas embarcações dos rebeldes iemenitas tentaram sabotar cargueiro da Maersk. Grupo tem atacado navios no Mar Vermelho em apoio ao Hamas.

A marinha dos EUA afundou, este domingo, três embarcações dos rebeldes Hutis que dispararam contra um navio cargueiro da Maersk Hangzhou quando fazia a travessia do Mar Vermelho. Os rebeldes iemenitas têm lançado vários ataques nesta zona de acesso ao Canal do Suez, por onde passa 12% do comércio marítimo mundial, em apoio ao Hamas.

REUTERS/Khaled Abdullah/File Photo

Quatro embarcações dos Hutis chegaram a estar a poucos metros do cargueiro. A marinha norte-america refere que respondeu a um pedido de socorro, tendo enviado helicópteros para o local. Alegam que depois de terem sido recebidos com tiros, afundaram três das embarcações "em auto-defesa". As tripulações não sobreviveram ao ataque e o quatro barco fugiu do local.

Desdenovembro que os Hutis têm atacadonavios no Mar Vermelho, o que levou à criação de uma task-force internacional que tenta manter a funcionar a ligação marítima com a Europa, através do Canal do Suez, no Egipto. O grupo de rebeldes apoiados pelo Irão alega estar a defender os palestinianos atacados em Gaza por Israel e tenta desta forma destabilizar o comércio mundial e forçar um cessar-fogo no conflito.

Nos ataques que têm levado a cabo, os Hutis reclamam estar apenas a atacar as embarcações ligadas a Israel. Porém, alguns dos ataques parecem não ter ligação direta ao conflito. O ataque deste domingo, dirigido ao cargueiro da Maersk Hangzhou que está registado em Singapura e é operado e detido por uma empresa dinamarquesa, parece ser um desses casos.

Depois do ataque de hoje, a Maersk anunciou que vai suspender novamente as rotas pelo Mar Vermelho, desta vez por 48 horas. É que este foi o segundo dia consecutivo de ataques aos seus navios - ontem foram disparados mísseis contra outro cargueiro.

Segundo um comunicado do Comando Central dos EUA, os Hutis atacaram o cargueiro perto das 6h30 (3h30 em Lisboa), tendo chegado a tentar "entrar a bordo". A tripulação do cargueiro pediu socorro e a equipa de segurança respondeu aos disparos, descreve ainda o comunicado.

Os helicópteros "devolveram fogo em auto-defesa, afundando três dos quatros pequenos barcos, e matando as tripulações". Acrescentando que o quatro barco fugiu da zona.

Desde que foi lançada a task-force internacional, a 18 de dezembro, o ataque com mísseis que aconteceu no sábado foi o primeiro bem-sucedido pelos rebeldes iemenitas. Desde 19 de novembro que os Hutis já lançaram 24 ataques a navios que cruzam o Mar Vermelho.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.