Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, sublinhou que a decisão faz parte de "esforços incansáveis" para garantir que os terroristas não "operem com impunidade" no Afeganistão.
Planet Labs PBC/Handout via REUTERS
O Departamento de Estado norte-americano anunciou a designação como terroristas de três líderes da Al-Qaeda no subcontinente indiano e de um responsável dos talibãs paquistaneses.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, sublinhou que a decisão faz parte de "esforços incansáveis" para garantir que os terroristas não "operem com impunidade" no Afeganistão.
Segundo um comunicado divulgado na quinta-feira, a designação foi aplicada a Osama Mahmood, emir da Al-Qaeda para o subcontinente indiano, grupo conhecido como AQIS, o vice emir Atif Yahya Ghouri e Muhammad Maruf, responsável pelo recrutamento do AQIS.
Os Estados Unidos designaram também como terrorista Qari Amjad, vice-emir dos talibãs paquistaneses do Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP) e responsável pela província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste do país.
Toda a propriedade e outros bens dos quatro responsáveis situados em jurisdições sob o controlo dos Estados Unidos serão confiscados e qualquer cidadão norte-americano fica proibido de realizar qualquer transações com estes, sublinhou Blinken.
O AQIS está sobretudo presente em Caxemira, cenário habitual de ataques de rebeldes contra as tropas indianas.
A Índia acusa o Paquistão de apoiar terroristas que atacam em território indiano com o objetivo de impulsionar o movimento independentista em Caxemira.
Situada aos pés dos Himalaias, Caxemira é a única região indiana com maioria muçulmana e o Paquistão reclama a sua soberania desde a divisão do subcontinente e independência do império britânico em 1947.
As duas nações já se envolveram em várias guerras e conflitos menores no território, separado por uma fronteira provisória que divide Caxemira em dois e que é uma das zonas mais militarizadas do mundo.
Na quarta-feira, pelo menos três pessoas morreram e 23 ficaram feridas num atentado suicida que visou um camião-polícia que servia de escolta a uma equipa sanitária encarregada da vacinação contra a poliomielite, no oeste do Paquistão, reivindicado pelo TTP.
O TTP, grupo distinto dos talibãs afegãos, mas com a mesma ideologia, anunciou na segunda-feira o fim do cessar-fogo que tinha sido prolongado indefinidamente, em junho, para facilitar as negociações de paz com os representantes do Estado paquistanês.
O grupo justificou o fim do cessar-fogo com o fracasso de Islamabad em respeitar as tréguas e prometeu lançar ataques "por todo o país" em retaliação.
Há anos que os militantes islâmicos, particularmente os do TTP, têm como alvo as equipas de vacinação contra a poliomielite e os agentes da polícia que garantem a segurança.
As vacinas são vistas no Paquistão, onde abundam as teorias da conspiração, como parte de um plano ocidental para esterilizar as crianças muçulmanas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.