Donald Trump absolvido da acusação de "incitamento à insurreição"

Donald Trump absolvido da acusação de 'incitamento à insurreição'
Diogo Barreto 13 de fevereiro
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 22 a 28 de abril
As mais lidas

O partido Democrata tentou, durante os cinco dias de julgamento, marcar Donald Trump como o instigador da invasão do Capitólio.

O Senado dos Estados Unidos da América não condenou Donald Trump pela acusação de "incitamento a uma insurreição", apesar de sete senadores republicanos terem votado contra o ex-presidente. Na votação final, 57 senadores votaram a favor da condenação de Trump, incluindo os 50 do Partido Democrata e sete do Partido Republicano.

REUTERS/Jim Bourg
Em Fevereiro de 2020, o republicano Mitt Romney foi o único no seu partido a condenar Trump no primeiro processo de destituição do ex-presidente dos EUA, nessa altura acusado de pressionar o Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskii, a ligar o filho de Joe Biden, Hunter Biden, a casos de corrupção no país.

O ex-presidente emitiu um comunicado onde reagia à absolvição, congratulando-se por ter obtido "mais uma vitória". "O nosso movimento histórico, patriótico e lindo ainda só está a começar", afirma o antigo inquilino da Casa Branca, agradecendo ainda aos seus advogados.

Na quinta-feira, os procuradores democratas pediram a condenação de Trump, mostrando imagens de vídeo que procuravam fazer uma relação direta entre as declarações públicas do ex-presidente, denunciando fraude eleitoral nas presidenciais de 03 de novembro de 2020, e a ação da multidão que atacou o Capitólio, em 06 de janeiro passado, provocando cinco mortes.

Na sexta-feira, decorreu a apresentação dos argumentos de defesa, a cargo de uma equipa de três advogados contratados por Trump, que acusaram os democratas de quererem "vingança política".

Usando as mesmas armas que os procuradores democratas, o advogado Michael van der Veen divulgou vídeos para demonstrar que Donald Trump se apresentava regularmente como o protetor da "lei e ordem" e que também os seus adversários por vezes faziam discursos inflamados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais