Sábado – Pense por si

Detido suspeito de 15 anos por ataque com faca na Alemanha

Autoridades encontram-se agora a verificar uma possível ligação com o incidente, indicou a polícia de Dusseldorf.

A polícia alemã deteve este sábado (24) um jovem de 15 anos suspeito de ter estado envolvido noataque com facaque ocorreu na noite de sexta-feira, na cidade de Solingen, Alemanha, e que vitimou três pessoas. As autoridades encontram-se agora a verificar uma possível ligação com o incidente, indicou a polícia de Dusseldorf.

REUTERS/Thilo Schmuelgen

"Estão a ser tomadas uma série de medidas, simultaneamente, incluindo buscas em vários locais", lê-se num comunicado da polícia. "A investigação e as buscas a possíveis outros perpetradores e razões para o crime estão em pleno andamento."

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, já havia revelado que as autoridades de segurança estavam a fazer tudo o que podiam para capturar a pessoa, e acrescentou ainda que estavam a ser investigados os antecedentes do ataque, que ocorreu em Fronhof, uma praça de mercado em Solingen. O chanceler alemão Olaf Scholz pediu para que o agressor fosse punido. "O perpetrador deve ser rapidamente capturado e punido em toda a extensão da lei", escreveu no X.

Na noite de sexta-feira (23) decorria um festival de música, quando um homem começou a atacar várias pessoas com uma faca. O evento marcava o 650º aniversário da cidade no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que faz fronteira com a Holanda, contudo, três pessoas acabaram por morrer e outras oito ficaram feridas, revelaram as autoridades locais.  

"Estamos chocados e tristes", disse na manhã de sábado aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal de Solingen, Tim-Oliver Kurzbach.

O músico alemão Topic disse que estava a tocar no palco quando o incidente ocorreu. Foi informado do que aconteceu, mas ainda assim foi-lhe solicitado que não parasse "para evitar causar um ataque de pânico em massa", escreveu no seu Instagram.

Por fim, foi-lhe pedido que parasse e, "como o agressor ainda estava fugido, escondemo-nos numa loja próxima enquanto os helicópteros da polícia circulavam acima de nós", acrescentou na rede social.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Topic (@topic)

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.