Sábado – Pense por si

China vai abrir parque para pandas com quase um quinto da dimensão de Portugal

17 de agosto de 2018 às 15:45
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Segundo a Administração Estatal das Florestas da China, o país tem 1.800 pandas actualmente.

A China vai abrir um parque para pandas no sudoeste do país, com 27 mil quilómetros quadrados – quase um quinto da dimensão de Portugal continental -, que acolherá 8.000 espécies distintas de animais e plantas. Segundo o jornal oficial em língua inglesa China Daily, o parque incluirá 80 áreas de preservação, que abarcam partes da província de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

O objectivo é aumentar a fauna e flora, melhorar a diversidade biológica e construir passagens entre os vários habitats dos pandas, permitindo que diferentes comunidades interajam. A data de abertura do parque não foi ainda anunciada, mas espera-se que esteja concluído no final deste ano.

A China tem 67 reservas naturais para protecção dos pandas gigantes. O número de pandas aumentou de 1.114, na década de 1970, para 1.800 actualmente, segundo a Administração Estatal das Florestas da China.

Em 2017, o país conseguiu criar 500 pandas, em cativeiro, entre os quais nove foram devolvidos à natureza. Sete sobreviveram. O panda, a mascote não oficial da China, que vive sobretudo nas montanhas de Sichuan, está no primeiro grau na protecção de espécies em risco de extinção no país.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.