China vai abrir parque para pandas com quase um quinto da dimensão de Portugal

Lusa 17 de agosto de 2018
As mais lidas

Segundo a Administração Estatal das Florestas da China, o país tem 1.800 pandas actualmente.

A China vai abrir um parque para pandas no sudoeste do país, com 27 mil quilómetros quadrados – quase um quinto da dimensão de Portugal continental -, que acolherá 8.000 espécies distintas de animais e plantas. Segundo o jornal oficial em língua inglesa China Daily, o parque incluirá 80 áreas de preservação, que abarcam partes da província de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

O objectivo é aumentar a fauna e flora, melhorar a diversidade biológica e construir passagens entre os vários habitats dos pandas, permitindo que diferentes comunidades interajam. A data de abertura do parque não foi ainda anunciada, mas espera-se que esteja concluído no final deste ano.

A China tem 67 reservas naturais para protecção dos pandas gigantes. O número de pandas aumentou de 1.114, na década de 1970, para 1.800 actualmente, segundo a Administração Estatal das Florestas da China.

Em 2017, o país conseguiu criar 500 pandas, em cativeiro, entre os quais nove foram devolvidos à natureza. Sete sobreviveram. O panda, a mascote não oficial da China, que vive sobretudo nas montanhas de Sichuan, está no primeiro grau na protecção de espécies em risco de extinção no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais