Sábado – Pense por si

Independentistas catalães colocam faixa contra visita de Filipe VI

17 de agosto de 2018 às 16:06
As mais lidas

Uma faixa foi colocada no dia da cerimónia em honra das vítimas dos atentados ocorridos há um ano na Catalunha.

Um suposto grupo de independentistas catalães colocou uma faixa contra a visita do rei Filipe VI a Barcelona onde participa esta sexta-feira na cerimónia em honra das vítimas dos atentados ocorridos há um ano na Catalunha.

A faixa de grandes dimensões — que já foi retirada pelas autoridades locais — era perfeitamente visível do local onde o chefe de Estado espanhol vai assistir à homenagem e dizia em inglês: "O rei espanhol não é bem-vindo às terras catalãs (países catalães)" ("The spanhish king is not welcome in Catalan Countries")

A frase escrita em letras negras e vermelhas estava acompanhada de uma imagem de Filipe VI pendurado pelos pés. Até ao momento nenhuma entidade reconheceu a colocação da faixa na Praça da Catalunha, na capital da província espanhola da Catalunha.

Os atentados de Las Ramblas e de Cambrils (Tarragona), a 17 de Agosto de 2017, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 120 feridos.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.