Azerbaijão lançou ofensiva devido ao que chamou de ataques separatistas. População arménia teme ser perseguida.
O Azerbaijão e os separatistas da região de Nagorno-Karabakh (República de Artsakh para a população arménia) concordaram num cessar-fogo, cujos termos foram celebrados a 20 de setembro. Esse acordo vai permitir a retirada dos feridos e a chegada de caravanas de ajuda humanitária a Stepanakert, capital da região.
REUTERS/Irakli Gedenidze
Há meses que os cerca de 120 mil arménios que vivem na região sofrem os efeitos de um bloqueio de alimentação e combustíveis por parte do Azerbaijão, bem como falta de eletricidade. A Arménia perdeu em 2020 uma guerra pelo Nagorno-Karabakh e coloca agora a possibilidade de acolher os arménios em fuga. Podem chegar dezenas de milhar de pessoas.
O conflito agudizou-se na terça-feira, dia 19, quando o Azerbaijão avançou com uma ofensiva para integrar a região no país. Apesar de o governo azeri garantir respeitar os arménios, estes temem ser perseguidos.
O Ministério da Defesa russo, que esteve envolvido nas negociações, adiantou que os combatentes arménios estão a entregar as armas ao Azerbaijão. Cerca de 800 armas e seis veículos armados foram dados ao país.
As tropas azeri lançaram a operação contra a região de Nagorno-Karabakh após alguns soldados serem mortos no que Baku chamou de ataques separatistas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres