Também o presidente do Conselho Europeu anunciou que as bases de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido estão "prontas", prevendo que "teoricamente" o texto pode ser aprovado na cimeira europeia.
A chanceler alemã,Angela Merkel, e o presidente francês,Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para oBrexitestá em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu.
"Quero acreditar que um acordo está prestes a ficar fechado e que poderemos aprova-lo amanhã" [quinta-feira], disse Emmanuel Macron, numa conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, na cidade francesa de Toulouse, onde ambos se mostraram otimistas sobre o desenvolvimento das negociações de Bruxelas com o primeiro-ministro britânico,Boris Johnson.
A chanceler alemã exprimiu igual sentimento de confiança, referindo-se a um "'sprint' final", que está a ser feito para conseguir ter um documento de entendimento político antes do Conselho Europeu, que decorre quinta e sexta-feira, em Bruxelas.
Também o presidente do Conselho Europeu anunciou que as bases de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido estão "prontas" , prevendo que "teoricamente" o texto pode ser aprovado na cimeira europeia.
As negociações entre o governo britânico e Bruxelas intensificaram-se desde a semana passada após um encontro de Boris Johnson com o homólogo irlandês, Leo Varadkar, no sentido de encontrar uma solução antes do Conselho Europeu e para concluir o processo do Brexit até ao prazo de 31 de outubro.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira durante uma reunião do governo que existe "uma hipótese de conseguir um bom acordo" para o Brexit, mas que "ainda não" existe entendimento total com a União Europeia (UE), adiantou um porta-voz. "Há uma oportunidade de conseguir um bom acordo, mas ainda não estamos lá", afirmou Boris Johnson, aludindo a "várias questões pendentes".
Esta quarta-feira foi também revelado que o governo britânico apresentou uma proposta para a realização de uma sessão parlamentar extraordinária este sábado para debater o processo de saída do bloco europeu. Sábado é também o prazo dado por uma lei para o primeiro-ministro, Boris Johnson, escrever uma carta à UE a pedir um adiamento por mais três meses, até 31 de janeiro, se não for alcançado um acordo nem autorizada uma saída sem acordo até 19 de outubro.
Brexit: Merkel e Macron confiantes num acordo para aprovação no Conselho Europeu
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Num debate político talvez valesse a pena fazer uma análise de quem tem razão, quem conhece melhor o país, quem apresenta soluções exequíveis no âmbito dos poderes presidenciais, quem fala dos aspectos éticos da política sem ser apenas no plano jurídico.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.