Sábado – Pense por si

Bispo Américo Aguiar está de visita à Ucrânia

Lusa 15 de julho de 2023 às 14:26
As mais lidas

Hoje de manhã, o bispo português visitou a catedral de Lviv. À tarde, o coordenador da JMJ de Lisboa, em agosto, vai reunir-se com jovens.

O bispo auxiliar de Lisboa e coordenador da Jornada Mundial de Juventude (JMJ) Américo Aguiar está na Ucrânia, para uma visita a convite da conferência episcopal da Ucrânia.

José Sena Goulão/Lusa

Hoje de manhã, o bispo português visitou a catedral de Lviv, noticiou a RTP, que está a acompanhar a visita. À tarde, o coordenador da JMJ de Lisboa, em agosto, vai reunir-se com jovens.

A visita à catedral coincidiu com o funeral de um soldado morto em combate na guerra que se prolonga desde fevereiro de 2022, após a invasão por forças russas.

Em 9 de julho, a JMJ confirmou a deslocação do bispo, mas não foram reveladas as datas por questões de segurança.

A deslocação à Ucrânia surge "na sequência de um convite feito por representantes da Conferência Episcopal ucraniana", durante uma visita à sede da Fundação JMJ, em Lisboa, em junho, estando previsto que Américo Aguiar irá encontrar-se com jovens, pode ler-se na nota da assessoria da jornada divulgada.

As tropas russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, mergulhando a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A ofensiva militar, amplamente condenada na comunidade internacional, foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.