Áustria vai leiloar carros de quem for apanhado em excesso de velocidade

Áustria vai leiloar carros de quem for apanhado em excesso de velocidade
Leonor Riso 06 de dezembro de 2022
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de janeiro a 1 de fevereiro
As mais lidas

País quer endurecer regras contra corridas de rua ao retirar os veículos a quem prevaricar.

Na Áustria, o governo prepara-se para mudar a lei de forma a que os condutores culpados de excesso de velocidade vejam os seus carros serem apreendidos e leiloados. A alteração quer atuar contra as corridas de rua, que, em Viena, mataram uma mulher de 48 anos em setembro. Foi atingida por um homem que participava numa corrida e não parou no sinal vermelho. 

REUTERS/Lisi Niesner/File Photo
A lei será alterada pela coligação no poder, que junta os conservadores e os verdes e que, de acordo com a agência noticiosa Reuters, vai aproximar as regras das já existentes em países como a Alemanha e a Suíça. 

"Às velocidades de que estamos falar, ninguém está totalmente em controlo do seu veículo. O carro torna-se uma arma incontrolável e um perigo para as pessoas completamente inocentes", considerou Leonore Gewessler, ministra dos Transportes. 

E de que velocidades falamos? Caso um condutor seja apanhado a conduzir a uma velocidade superior a 60 km/h, acima do limite de 50 km/h nas cidades, ou superior a 70 km/h, acima do limite de 130 km/h noutros locais, verá o seu carro apreendido até duas semanas. 

Caso repita o crime, ou o cometa pela primeira vez a uma velocidade exagerada - mais de 80 km/h acima do limite numa cidade ou mais de 90 km/h acima do limite noutros locais -, o condutor terá o seu veículo confiscado e leiloado. 

As novas regras seguem-se a outras aprovadas em 2021, em que foi prolongado o espaço de tempo durante o qual os condutores podem ficar sem carta, caso sejam apanhados em excesso de velocidade. 

"Quem tem o carro não poderá andar demasiado rápido. É precisamente por que razão esta medida teve tanto sucesso noutros países - atinge onde dói e protege a população em geral", defendeu a ministra Leonore Gewessler.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais