Sábado – Pense por si

Austrália acusa Irão de ataques antissemitas e expulsa embaixador

Austrália expulsou também outros três diplomatas. Têm agora sete dias para abandonar o país.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, anunciou esta terça-feira a expulsão do embaixador iraniano, Ahmad Sadeghi, e de outros três diplomatas, depois de os serviços de inteligência do país terem descoberto que o Irão estava por trás de, pelo menos, dois ataques antissemitias em solo australiano.

Anthony Albanese anuncia expulsão de embaixador iraniano da Austrália após ataques antissemitas
Anthony Albanese anuncia expulsão de embaixador iraniano da Austrália após ataques antissemitas Lukas Coch/AAP Image via AP

Em causa estão ataques levados a cabo contra a sinagoga Adass Israel, em Melbourne, e o restaurante Continental Kitchen, em Sydney, no ano passado, que segundo a ministra dos Negócios Estrangeiros, Penny Wong, colocaram "em risco as vidas australianas". "Tratam-se de atos extraordinários e perigosos orquestrados por uma nação estrangeira em solo australiano. Foram tentativas de minar a coesão social e semear a discórdia na nossa comunidade", justificou Anthony Albanese, em conferência de imprensa.

Face a este cenário, a Austrália declarou o embaixador e os três diplomatas como persona non grata e deu sete dias para abandonarem o país.

Além disso, o país suspendeu as suas operações na embaixada no Irão, para a segurança dos seus funcionários, e instou a população a abandonar o país, ao mesmo tempo que pediu que os cidadãos austalianos não viajassem para o Irão. Segundo a ministra dos Negócios Estranegiros, a prioridade do governo é "proteger os australianos" e estes "atos extraordinários e perigosos ultrapassam os limites".

O primeiro-ministro adiantou ainda que a Guarda Revolucionária Iraniana, responsável por proteger o regime islâmico e as suas instituições, será considerada uma organização terrorista. Em 2019, os Estados Unidos já haviam tomado medidas para declarar este grupo como terrorista.

Esta é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que a Austrália expulsa um embaixador. Apesar disso, a ministra não deixa de salientar que a Austrália continuará a manter abertos alguns canais diplomáticos com o Irão.

Artigos Relacionados
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.