Sábado – Pense por si

"Até à última gota de sangue": Tribo da Amazónia promete proteger a sua "terra sagrada"

Correio da Manhã 23 de agosto de 2019 às 17:55

Maior floresta do mundo está a ser ameaçada por incêndios. Tribo indígena Mura sobreviveu à colonização portuguesa durante a época dos descobrimentos e luta agora para salvar o seu território das chamas.

No coração da Amazónia, os indígenas Mura juraram há muito proteger o seu território sagrado de agricultores, lenhadores e incêndios. Durante as últimas semanas, um número recorde de incêndios florestais tem dizimado aquela que é a maior floresta tropical em extensão e a maior reserva de biodiversidade do planeta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.