Sábado – Pense por si

A Amazónia é mesmo o "pulmão da Terra"?

Ana Rita Durão com Leonor Riso 23 de agosto de 2019 às 19:05

Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra, explica as consequências dos incêndios na Amazónia na Terra e tira outras dúvidas.

A Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, está a arder há mais de 16 dias. O mundo protesta contra os incêndios e o governo brasileiro, depois de acusar as ONG de atear o fogo, considera agora colocar os soldados a lutar contra as chamas. Na Amazónia, vive a maior biodiversidade registada numa só área do planeta. Mas que consequências têm os fogos para o resto do mundo? E será mesmo a Amazónia o pulmão da Terra? A SÁBADO tirou as dúvidas com a professora universitária Helena Freitas, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.