
Governo prevê apresentar até ao final do ano revisão do modelo da Proteção Civil
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Homem de 42 anos é residente de Ponte da Barca e "conhecia muito bem o terreno".
Filhotes machos de panda-vermelho, que nasceram no zoo situado no Tennessee, EUA, conquistam corações com as vocalizações únicas. A espécie, oriunda das florestas temperadas do Himalaia, está classificada como em perigo, com menos de 10 000 indivíduos no seu habitat natural.
Debate está agendado para as 15h e terá uma duração de cerca de uma hora.
À frente da Herdade do Rocim, a viticultora quer enfrentar todos os desafios - do paternalismo do setor às mudanças de hábitos de consumo. Garante: os seus vinhos não conhecem abrandamento.
No período 2020-2024, a despesa executada no SGIFR totalizou 2.427 milhões de euros, 25% abaixo (-808 ME) do previsto.
Feridos permanecem "em acompanhamento".
Fogo destruiu 64.451 hectares.
Gonçalo Oliveira era estudante de Direito e tinha feito no sábado 21 anos.
Segundo o autarca, além dos prejuízos em casas, está, igualmente, a ser verificada as "condições de segurança de alguns imóveis que poderão colocar em risco a via pública ou os vizinhos".
Governo anuncia 45 medidas para ajudar população, agricultores e empresas. Há apoios diretos à reconstrução de casas, aos produtores e isenções fiscais para as empresas diretamente afetadas.
O Conselho de Ministros esteve hoje reunido em Viseu e aprovou um total de 45 medidas para responder aos incêndios.
Portugal recebe uma apreciação mais positiva no documento, destacando-se que teve um processo participado e transparente na elaboração do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), que "está ainda relativamente bem alinhado" com as metas para 2030 e já foi iniciado o processo da sua revisão para se alinhar com as metas do PNEC, entretanto revisto.
Incêndio que começou em Trancoso e que entrou em resolução apresenta uma área ardida de 49.324 hectares, já o fogo que começou em Arganil e que continua ativo, consumiu, pelo menos, 47.432 hectares.
O município está já a realizar o levantamento dos prejuízos associados à ocorrência deste incêndio.
Houve um aumento significativo de vegetação este ano. Não foi tratada, cresceu e secou (como pólvora). A culpa dos incêndios é complexa e devia gerar "consenso nacional", considera Xavier Viegas, diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.