Israel bombardeou este domingo (23) a cidade de Beirute, no Líbano. A ordem partiu do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, depois de ter recebido a recomendação do chefe do Estado Maior das Forças de Defesa de Israel e do ministro da Defesa. A missão seria abater o chefe de gabinete do Hezbollah, Haytham Ali Tabatabai, que segundo informaram fontes israelitas familiarizadas com o assunto ao canal Al Hadath, terá morrido.
Ataque de Israel em Beirute mata líder do Hezbollah(AP Photo/Bilal Hussein
Apesar de não haver uma confirmação oficial, o Hezbollah já veio a anunciar a morte de um militante de alto escalão. No total, o ataque terá feito pelo menos cinco mortos e 20 feridos, avança o canal al-Manar, afiliado do Hamas.
Benjamin Netanyahu entretanto já comentou este ataque. Disse que Israel fará de "tudo o que for necessário" para impedir o reforço do Hezbollah no Líbano e na Faixa de Gaza. "Continuaremos a combater o terrorismo em múltiplas frentes. Esta semana, o exército israelita atacou o Líbano e continuaremos a fazer tudo o que for necessário para impedir que o Hezbollah recupere a sua capacidade de nos ameaçar. Também o estamos a fazer na Faixa de Gaza", declarou o primeiro-ministro israelita.
As autoridades de inteligência israelitas dizem, no entanto, que é provável que o Hezbollah retalie, realizando ataques contra judeus em países estrangeiros, escreve o jornal Haaretz.
Este é o primeiro ataque aéreo de Israel contra o Líbano desde o verão. Ao que se sabe, os Estados Unidos não terão sido previamente informados.
Haytham Abu Ali Tabatabai é acusado de ter contribuído para o "fortalecimento militar" do Hezbollah. Em 2016, chegou até a ser designado como "terrorista" pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.