Secções
Entrar

O terrorista mais procurado por Israel

Maria Henrique Espada 12 de outubro de 2023 às 07:00

É Mohammed Deif, inimigo nº1. Sobreviveu a tantas tentativas de assassinato que é conhecido como "O Fantasma". É o comandante militar do Hamas e orquestou o massacre do 7 de outubro. Num especial de 30 páginas, a SÁBADO conta-lhe quem ele é e quem é o líder político do Hamas, como o ataque foi planeado o sofrimento das vítimas e como falharam os serviços secretos israelitas. Vasco Rato escreve sobre a reacção israelita e João Carlos Barradas sobre como o Irão apoio o Hamas.

Na hora mais negra da história de Israel nos últimos anos, terroristas do Hamas entraram em território israelita e mataram cerca de um milhar de civis raptaram mais de uma centena. Um homem pensou, planeou e organizou a matança: Mohammed Deif, chefe da ala militar da organização, "O Fantasma" que Israel tenta atingir, sem sucesso, há anos, tendo já matado a sua mulher e dois filhos. Quem é o homem que se pensa ter perdido um olho e vários membros e não é visto há duas décadas? E quem é o líder político que, no conforto do Qatar, lidera a organização que desferiu o mais mortal ataque num só dia a Israel?

Às 6h30 da manhã, as sirenes começaram a tocar em Israel. Mas era apenas i íncio. O pesadelo estava a começar. Minuto a minuto, estas formas as horas mais dramáticas do ataque.

As vítimas, escondidas, em fuga, aterrorizadas, e algumas raptadas, foram apanhadas em casa, no deserto, nas ruas. Estas são algumas das suas histórias.

Como foi possível um massacre de surpresa? O desastre reflete uma falha clara dos serviços de informações israelistas, que não conseguiram antecipar o que se iria passar. O professor universitário Paulo Batista Ramos explica como ele aconteceu. 

Onde pára esta guerra? O especialista em relações internacionais e professor universitário Vasco Rato explica as implicações e qual o perigo de alastramento. 


Como se chegou aqui? A história do conflito israelo-palestiniano tem décadas. Breve guia para perceber as datas e o percurso até aos dias de hoje.

O aliado conhecido, de sempre, do Hamas, também tem um papel na atual situação. O João Carlos Barradas explica como Irão e Hamas forma um frente anti-Israel. 

O conflito terá inevitavelmente reflexos na economia. Para já, o mais direto será no preço do petróleo. Mas não só. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela