Sábado – Pense por si

Como o Hamas enganou Israel

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos 12 de outubro de 2023 às 07:00

Houve excesso de confiança dos líderes judaicos quanto à invencibilidade do seu aparelho securitário e generalizou-se a convicção de que o Hamas estaria desesperado economicamente

A ofensiva assombrosa e cruel do grupo terrorista Hamas (acrónimo de Movimento de Resistência Islâmica) contra o estado de Israel, no passado dia 7 outubro, não simboliza o 11 de setembro israelita, pela simples razão de que a investida mortífera poderia ter sido antecipada. Não foi um ataque suicida inimaginável de um inimigo quase desconhecido. Foi, antes, uma falha grosseira de todo o sistema de segurança nacional israelita, alicerçado num poderoso aparelho militar-securitário.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.