Sábado – Pense por si

Thomas Hertog: “Estarmos aqui na Terra é quase um milagre demasiado espetacular”

Vanda Marques
Vanda Marques 08 de fevereiro de 2024 às 00:00

Trabalhou com Stephen Hawking, que “tinha um grande sentido de humor”, e publica agora a teoria final do físico mais famoso do mundo. O professor defende que devemos valorizar o nosso planeta.

Thomas Hertog conta que aprendeu a interpretar as reações no rosto de Stephen Hawking enquanto debatiam a origem do universo. Confessa que mesmo nos momentos mais complicados da doença – o físico tinha esclerose amiotrófica (doença degenerativa que dificulta os movimentos) –, em que demorava quase um minuto a escrever uma palavra no computador, o otimismo do físico inglês não abrandava. O cosmólogo belga recorda que as piadas eram constantes. Como a vez em que Stephen Hawking escreveu: “Estou morto.” Thomas olhou assustado para a enfermeira e ele prosseguiu: “...por uma chávena de chá.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.