Sábado – Pense por si

Robert Harris: “A política tinha pessoas grandiosas, agora são tecnocratas aborrecidos”

Vanda Marques
Vanda Marques 23 de setembro de 2023 às 10:00

Foi jornalista de política na BBC e editor no Observer, mas trocou as notícias pelos romances históricos. Escreve bestsellers sobre Hitler, o império romano, Estaline. Já vendeu mais de 10 milhões.

Atrás de Robert Harris vemos uma estante enorme, repleta de livros, enquanto fala com a SÁBADO por Zoom. Aquela é a sua base de trabalho. O autor de thrillers históricos faz questão de investigar sozinho, diz que isso o ajuda a viver no mundo dos seus livros. Já são mais de 15, fora os guiões adaptados ao cinema e à televisão. O mais recente será Conclave, ainda sem data de estreia, mas com Ralph Fiennes, Isabella Rossellini e Stanley Tucci. O mais recente livro traduzido em Portugal é estranhamente atual. Em O Segredo de Estaline, a Rússia transforma-se numa ameaça quando descobrem o filho escondido do antigo ditador russo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.