Sábado – Pense por si

Minna Dubin: “A raiva das mães é uma reação à opressão da sociedade”

Vanda Marques
Vanda Marques 09 de dezembro de 2023 às 18:00

A escritora norte-americana defende porque é comum as mulheres gritarem com os filhos e que essa fúria é reflexo da pressão da nova maternidade. Em "Mom Rage" (raiva das mães) explica o que fazer.

Já pedimos umas cinco vezes para o miúdo lavar os dentes, mas ele continua aos saltos a conversar e a brincar. O tempo passa, sabe que está a ficar atrasada, mas aquele episódio parece não ter fim. E o raio do miúdo continua sem lavar os dentes. De repente, desperta um grito estridente. A raiva das mães é épica, famosa, mas afinal do que se trata? A escritora Minna Dubin entrevistou 50 mães, recolheu vários estudos e explica do que se trata. Uma pressão gigante de uma maternidade perfeita que respeita todas as “modas” da parentalidade – helicóptero, intensiva, tigre – é um dos motivos e a falta de apoio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.