Sábado – Pense por si

Férias em família: um prazer ou um pesadelo?

Sónia Bento
Sónia Bento 01 de agosto de 2023 às 08:00

É suposto serem os melhores dias do ano, mas podem não corresponder às expectativas, consoante as dinâmicas familiares. A psicóloga Cláudia Mota Coelho explica.

Esperamos o ano inteiro pelas férias, com a expectativa de relaxar e de ter tempo de qualidade em família. Mas esse período nem sempre corresponde ao que idealizámos, seja nas Maldivas, nas praias do Algarve ou na aldeia, em casa da avó. "As férias são momentos importantes se forem bons. Deixam às crianças memórias muito aconchegantes, que mais tarde terão uma função quase antidepressiva", explica àSÁBADOCláudia Mota Coelho, psicóloga clínica e professora no Instituto Universitário de Ciências da Saúde.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.