NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O serviço vai ser lançado, inicialmente, nas ruas de Austin, Texas, onde o robotaxi já está a ser testado. A frota inicial é de 10 veículos, mas Elon Musk pretende chegar às centenas num espaço de poucos meses.
O novo serviço de "robotáxi" da Tesla está prestes a chegar às ruas de Austin, Texas. De acordo com o que uma fonte próxima ao processo contou à Bloomberg, aempresa está a preparar a estreia do serviço de condução autónoma com auxílio de inteligência artificial (IA) para 12 de junho- um marco importante nos planos de Elon Musk, CEO da empresa, de transformar a economia em torno de veículos sem condutor.
A frota inicial contará apenas com dez veículos, mas a Tesla pretende aumentar o serviço exponencialmente nos próximos meses. A empresa tem utilizado os últimos dias para testar este novo serviço nas ruas de Austin com recurso ao Model Y e Musk assegura que, até agora, não foram registado quaisquer acidentes.
"Nos últimos dias, a Tesla tem testado veículos Model Y autónomos (sem ninguém ao volante) nas ruas de Austin sem qualquer acidente", escreveu o também CEO da SpaceX na rede social que detém, o X. Estes testes acontecem um mês antes do previsto e, embora não revele o dia, Musk confirmou que pretende que os veículos de condução autónoma comecem a ser entregues aos consumidores já em junho.
For the past several days, Tesla has been testing self-driving Model Y cars (no one in driver’s seat) on Austin public streets with no incidents.
A month ahead of schedule.
Next month, first self-delivery from factory to customer.
For the past several days, Tesla has been testing self-driving Model Y cars (no one in driver’s seat) on Austin public streets with no incidents.
A month ahead of schedule.
Next month, first self-delivery from factory to customer.
O serviço de "robotaxi" vai arrancar numa primeira fase com veículos Model Y, mas o plano é que estes sejam substituídos pelo Cybercab - um carro autónomo sem volante ou pedais e com duas portas laterais, ao estilo "asas de gaivota", que deverá começar a ser produzido em larga escala a partir de 2026.
No entanto, ainda deve demorar algum tempo até que a Tesla consiga expandir o serviço para fora do Texas. O estado norte-americano tem regras bastante flexíveis em torno de veículos autónomos - que só necessitam de ter câmaras, um seguro e conseguir seguir as regras de trânsito -, mas o mesmo não acontece em todo o país. Apesar desta flexibilidade, o departamento que gere as licenças e a regulação do Texas ainda não conferiu uma licença à Tesla.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.