Espera-se que a Tesla apresenta uma versão mais barata do seu veículo mais vendido, o Model Y SUV, este ano. E deve começar um serviço de robotaxi, sem condutor, em Austin, no Estado do Texas, em junho.
O lucro da Tesla no primeiro trimestre caiu mais de dois terços (71%), em termos homólogos, por entre uma revolta contra a empresa do carro elétrico de Elon Musk, que se refletiu nas vendas e na acentuada desvalorização bolsista.
Trump Musk TeslaPool via AP
Os números da empresa, divulgados esta terça-feira, 22 , indicam uma contração do resultado líquido em 71%, para 409 milhões de dólares, apesar de uma baixa das vendas de nove por cento, para 19,33 mil milhões de dólares. As expectativas dos observadores do setor, consolidadas pela FactSet, apontavam respetivamente para 1,44 mil milhões e 21,13 mil milhões:
Os resultados dececionantes são conhecidos quando a empresa está a sofrer as consequências do envolvimento de Musk no governo de Donald Trump, onde lidera um departamento, dito de Eficiência Governamental, que tem promovido despedimentos massivos, além do seu apoio à extrema-direita na Europa.
A ação Tesla já desvalorizou, no que vai do ano, mais de 40%.
Espera-se que a empresa promova ainda hoje uma conferência telefónica com investidores.
Espera-se que a Tesla apresenta uma versão mais barata do seu veículo mais vendido, o Model Y SUV, este ano. E deve começar um serviço de robotaxi, sem condutor, em Austin, no Estado do Texas, em junho.
Por outro lado, a empresa que dominou o mercado dos veículos elétricos enfrenta uma competição forte pela primeira vez.
No início deste ano, o fabricante chinês de carros elétricos BYD anunciou que tinha desenvolvido um sistema de carregamento de baterias elétricas que pode abastecer totalmente um veículo em minutos.
E os rivais europeus da Tesla começaram a oferecer novos modelos com tecnologia avançada que os torna alternativas reais aos carros de Musk, além de a opinião pública na Europa se ter virado contra ele.
Por outro lado, os investidores acreditam que a Tesla será menos afetada pelas taxas alfandegárias de Trump do que os ouros construtores automóveis, porque produz a maior parte das viaturas nos EUA. Mas não totalmente imune, uma vez que alguns materiais são importados, pelo que vão ficar mais caros.
É ainda de considerar a retaliação proveniente da China, uma vez que deixou de aceitar encomendas dos clientes chineses relativas aos modelos S e Model X. Ora, a Tesla produz os modelos Y e 3 para o mercado chinês na fábrica que tem em Xangai.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.