Sábado – Pense por si

Só um terço dos pedidos de apoio às rendas foi aprovado

Governo diz ter recusado pedidos por não cumprirem requisitos exigidos.

Dois terços dos pedidos de apoio às rendas, criado durante a pandemia, não foram aprovados por não cumprirem os requisitos exigidos.

D.R.

O apoio é gerido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). De acordo com números do Ministério das Infraestruturas e Habitaçãoobtidos pelo jornal Público, dos 2.842 pedidos de apoio às rendas que chegaram ao IHRU, só 1.032 foram aprovados, incluindo prolongamentos do apoio. 

De acordo com a mesma fonte, os pedidos negados foram-no por não corresponderem à quebra de rendimentos solicitada ou porque não havia contrato de arrendamento. 

O apoio ao pagamento das rendas foi criado em 2020 e entrou em vigor em abril. Permitia conceder empréstimos sem juros aos arrendatários com quebras de rendimentos face à situação pandémica. 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.