O ilusionismo orçamental
O problema começa logo no cenário macroeconómico que o Governo traça. Desde o crescimento do PIB ao défice, não é só o Governo da AD que desmente o otimista programa eleitoral da AD.
O problema começa logo no cenário macroeconómico que o Governo traça. Desde o crescimento do PIB ao défice, não é só o Governo da AD que desmente o otimista programa eleitoral da AD.
Neste vídeo o Jornal de Negócios detalha as principais medidas anunciadas pelo Governo e que são mais uma resposta à crise da habitação em Portugal.
É o crime perfeito e raramente são apanhados. Os burlões chegam a alugar casas de alojamento local por uns dias, para se fazerem passar por proprietários. São credíveis e cada vez mais criativos nos esquemas dos falsos arrendamentos e venda de apartamentos. Seguimos o rasto de alguns destes burlões, que criam páginas nas redes sociais, aparentemente credíveis e com preços abaixo do mercado. Com a maior das facilidades seduzem potenciais compradores ou arrendatários, que acabam por cair no conto do vigário.
A transição de parte da nossa vida para o mundo digital é imparável e inevitável. Por isso, há que aprender a reconhecer o perigo, conhecendo os vários tipos de ameaças e as formas de nos precavermos.
Será possível sonhar com um país onde viver bem não seja um privilégio de alguns, mas um direito acessível a todos? Ou estaremos condenados a ser um destino de férias para outros, enquanto nós, os residentes, lutamos para simplesmente existir?
O presidente da Câmara de Loures defendeu, numa reunião, o despejo de inquilinos em habitações municipais que tenham participado nos distúrbios após a morte do cabo-verdiano Odair Moniz.
Miguel Prata Roque, antigo mandatário de Sócrates que quis impedir a publicação de notícias, tornou-se o apontador-mor dos populismos de conveniência. E se discutíssemos a sério a essência do que disse o autarca Ricardo Leão?
A secretária de Estado da Habitação diz que o que está previsto na proposta de Orçamento "é garantir um tratamento justo tanto para inquilinos como para senhorios".
Um terço não aplicou o aumento porque tem contratualizado por mútuo acordo outro coeficiente anual, enquanto 14% de inquiridos preferiram atualizar a renda noutro valor percentual por considerarem que o calculado pelo INE poderia colocar os inquilinos em risco de incumprimento.
A líder do BE invocou o novo regime das rendas introduzido no tempo da troika para justificar o “sobressalto” da avó. Mas o que diz a lei e como se aplica ao caso? A proteção dos maiores de 65 anos no regime antigo é total e mesmo os aumentos da renda eram limitados.
É uma IPSS, a fundação Octávio Maria de Oliveira. A avó da bloquista tinha, à data dos factos, 78 anos, muito acima do limite para poder ser despejada. As cartas que recebeu referiam apenas os aumentos previstos na lei. Paga, ainda hoje, uma renda antiga que ronda os 400 euros... na Av. de Roma, em Lisboa.
Tanto os arrendatários como os senhorios têm benefícios com a nova lei. Mas são os proprietários aqueles que mais beneficiam.
As situações de despejo vão ficar resolvidas de forma mais célere com o pacote aprovado pelo Governo para 2024. Há benefícios para arrendatários e senhorios.
O Metropolitano de Lisboa vai indemnizar proprietários, arrendatários e empresas, de acordo com o que está previsto na lei e mediante o valor apurado por peritos avaliadores independentes designados pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Veja aqui as principais medidas previstas no Mais Habitação.
As medidas apresentadas esta quinta-feira pelo Governo para limitar o impacto nas famílias das subidas das taxas de juro no crédito à habitação foram alvo de críticas - por motivos diferentes - dos partidos da direita e da esquerda.